quinta-feira, 24 de abril de 2008

Programa: Objetivos

  • apresentar uma proposta de ensino para as primeiras séries, estabelecendo relações entre a oralidade e a escrita (destacando os papéis dessas linguagens no processo de alfabetização) e organizando a progressão das aprendizagens conectando-as necessidades de aprendizagem dos sujeitos da alfabetização;
  • atualizar concepções teórico-metodológicas que apóiem a ação reflexiva e propositiva de professores para lidar com situações de aprendizagem da linguagem oral e escrita nas séries iniciais;
  • promover a compreensão das práticas e eventos de letramento em diversas esferas (principalmente na escola) e os vários mitos, crenças, imagens e valores sobre a escrita que são (re)construídos nesses espaços sociais;
    promover a formação lingüística de professores para promover a compreensão do sistema de escrita bem como a dinâmica de produção, circulação e recepção dos gêneros discursivos em nossa sociedade;
  • favorecer a formação teórica e empírica do professor-alfabetizador, desenvolvendo aprendizagens que possibilitem a identificação de questões que afetam o processo de alfabetização, a busca de soluções por meio da pesquisa e estudo e a produção de propostas de intervenção e inovação de maneira a contribuir para melhorar a qualidade da educação que se oferece.